Postado em 22 de Junho de 2017 às 17h04

      Terror noturno infantil: saiba o que fazer

      Dicas (70)
      O terror noturno é um distúrbio do sono que acontece através de episódios de pânico no decorrer da noite. Quando isso acontece a criança pode chorar, gritar, gemer, ter batimentos cardíacos acelerados, sentar na cama e até mesmo se debater. Durante estes episódios, mesmo que a criança esteja com os olhos abertos ela não está…

      O terror noturno é um distúrbio do sono que acontece através de episódios de pânico no decorrer da noite. Quando isso acontece a criança pode chorar, gritar, gemer, ter batimentos cardíacos acelerados, sentar na cama e até mesmo se debater. Durante estes episódios, mesmo que a criança esteja com os olhos abertos ela não está acordada, por isso não percebe que os pais estão ao seu lado e não se acalma imediatamente.

      A pneumologista e especialista em Medicina do Sono pela Associação Brasileira do Sono, Luciana de Oliveira Palombini explica que o terror noturno é classificado como uma parassonia, ou seja, um comportamento involuntário anormal durante o sono. ?No terror noturno ocorre um ataque súbito junto a associações de medo, tais como choro e gritos, geralmente nas primeiras horas de sono. Esse distúrbio do sono ocorre com maior frequência em crianças entre cinco e sete anos de idade?, explica Luciana. Essa crise pode durar alguns minutos. Depois que passa, a criança volta a dormir e, no dia seguinte não lembrará de nada que aconteceu.

      É importante que a criança não seja acordada durante a crise, pois ela pode despertar muito assustada e permanecer assim por muito mais tempo. Os pais devem acompanhar a criança e oferecer proteção enquanto a crise acontece até que ela adormeça novamente. Se o terror noturno apresentar consequências e prejuízos físicos, ou emocionais, os pais ou responsáveis devem buscar orientação médica para iniciar o devido tratamento. Assim, além de diminuir os efeitos e sintomas, é possível ter segurança em anular possíveis efeitos nocivos para as crianças.

      Veja também

      A pele ao redor dos olhos merece atenção16/08/18 Sabemos que é importante tomar alguns cuidados com a nossa pele, e principalmente ter um cuidado especial com a região dos olhos. Essa área da face acaba sendo mais sensível do que as outras, pois nossas pálpebras não possuem a mesma camada de gordura que o resto do corpo, além de ser a parte mais…...
      Como fazer máscara de proteção em casa22/04/20 A adaptação está sendo uma das principais orientações dadas pelos órgãos públicos para o período em que estamos vivendo. É preciso repensar como estamos trabalhando, como estamos nos......

      Voltar para Blog

      categorias-noticias