Postado em 25 de Janeiro de 2018 às 22h35

Vamos alongar?

Atividade Física (15)
Nas aulas de educação física, na academia e até mesmo nos jogos de futebol, o alongamento é indispensável para quem pratica atividades físicas. De acordo com o educador físico Felipe Saretta, o alongamento é o distanciamento de contrações do músculo e pode ser utilizado tanto antes de iniciar o exercício, quanto depois.             Dependendo da…

Nas aulas de educação física, na academia e até mesmo nos jogos de futebol, o alongamento é indispensável para quem pratica atividades físicas. De acordo com o educador físico Felipe Saretta, o alongamento é o distanciamento de contrações do músculo e pode ser utilizado tanto antes de iniciar o exercício, quanto depois.

           

Dependendo da variação de tempo em que o músculo é exposto ao estímulo do alongamento, é possível sentir alguns efeitos práticos, como a melhora nos movimentos, sensação de relaxamento e redução da potência e força muscular. Além disso é uma ferramenta que pode ser utilizada por professores de educação física e também por fisioterapeutas.

            Felipe lembra que dependendo da atividade, o alongamento pode ou não ser utilizado.  ?Em exercícios que demandam força ou potência muscular, como Sprints e levantamento de peso, o alongamento prejudicará o desempenho do praticante. Já em exercícios que não utilizam destas valências físicas, como corridas de médias e longas distâncias, o alongamento moderado antes do treino não prejudicará a performance do praticante?, completa.

Graus de dificuldade

            Saretta comenta que existem pessoas mais flexíveis que outras, portanto o grau de dificuldade pode variar conforme a capacidade individual de cada um.  Alguns exercícios de alongamento que podem ser fáceis para uns, podem ser muito complexos para outros.

         Os alongamentos em que as pessoas conseguem se sair melhor, na visão do profissional, são os mais simples, como segurar o pé na parte de trás da coxa e a elevação dos braços.

            É importante lembrar, que mesmo não sendo uma atividade física de alta complexidade, é sempre necessário ter acompanhamento de um profissional para aprender os alongamentos, só depois de aprender a forma correta é que pode fazê-los sozinho.

Veja também

Não deixe o frio te dominar Movimente-se!31/07/19 Por Dr. Joaquim Reichmann, médico ortopedista e traumatologista O hábito regular de exercícios aumenta a resistência e ajuda a prevenir e aliviar dores nos ossos e nas articulações causadas pela compressão vascular (diminuição do fluxo de sangue nos vasos do corpo) ? problema comum no inverno. No entanto, a queda da temperatura faz com que…...
POR QUE SENTIMOS CÃIBRA18/07/19 Parado, caminhando ou até mesmo dormindo. Não existe hora ou lugar para sermos acometidos por cãibras. Causadas pela prática de esportes ou por determinadas atividades profissionais, elas podem se tornar mais intensas nos dias frios, em função da musculatura......
Vamos dançar?07/05/18 Você gosta de dançar? A dança é uma arte que existe há muitos anos e é também uma forma de se expressar. Além disso, traz muitos benefícios para nosso corpo, já que mexe com todas as partes dele. Ah, e ela pode ser praticada em qualquer idade, por qualquer......

Voltar para Blog

categorias-noticias