Postado em 25 de Janeiro de 2018 às 22h35

      Vamos alongar?

      Atividade Física (21)
      Nas aulas de educação física, na academia e até mesmo nos jogos de futebol, o alongamento é indispensável para quem pratica atividades físicas. De acordo com o educador físico Felipe Saretta, o alongamento é o distanciamento de contrações do músculo e pode ser utilizado tanto antes de iniciar o exercício, quanto depois.             Dependendo da…

      Nas aulas de educação física, na academia e até mesmo nos jogos de futebol, o alongamento é indispensável para quem pratica atividades físicas. De acordo com o educador físico Felipe Saretta, o alongamento é o distanciamento de contrações do músculo e pode ser utilizado tanto antes de iniciar o exercício, quanto depois.

                 

      Dependendo da variação de tempo em que o músculo é exposto ao estímulo do alongamento, é possível sentir alguns efeitos práticos, como a melhora nos movimentos, sensação de relaxamento e redução da potência e força muscular. Além disso é uma ferramenta que pode ser utilizada por professores de educação física e também por fisioterapeutas.

                  Felipe lembra que dependendo da atividade, o alongamento pode ou não ser utilizado.  ?Em exercícios que demandam força ou potência muscular, como Sprints e levantamento de peso, o alongamento prejudicará o desempenho do praticante. Já em exercícios que não utilizam destas valências físicas, como corridas de médias e longas distâncias, o alongamento moderado antes do treino não prejudicará a performance do praticante?, completa.

      Graus de dificuldade

                  Saretta comenta que existem pessoas mais flexíveis que outras, portanto o grau de dificuldade pode variar conforme a capacidade individual de cada um.  Alguns exercícios de alongamento que podem ser fáceis para uns, podem ser muito complexos para outros.

               Os alongamentos em que as pessoas conseguem se sair melhor, na visão do profissional, são os mais simples, como segurar o pé na parte de trás da coxa e a elevação dos braços.

                  É importante lembrar, que mesmo não sendo uma atividade física de alta complexidade, é sempre necessário ter acompanhamento de um profissional para aprender os alongamentos, só depois de aprender a forma correta é que pode fazê-los sozinho.

      Veja também

      BENEFÍCIOS DO PILATES14/10/20Técnica teve seu início por volta de 1920   Para quem está em busca de um exercício físico, o pilates pode ser uma ótima opção. Criado ainda no século passado pelo alemão Joseph Pilates, a prática visa o controle corporal, fortalecimento da musculatura e tônus, proporciona um bom condicionamento físico, maior consciência corporal e auxilia na correção......
      EXERCÍCIOS PÉLVICOS E INCONTINÊNCIA URINÁRIA11/08/21 A perda involuntária da urina, conhecida como incontinência urinária, é um problema comum que afeta mais da metade das mulheres. No entanto, estudos apontam que cerca de 60% delas não comenta sobre o assunto por estigma ou......
      Beach tennis: conheça o esporte que virou febre no Brasil17/12/21 Sucesso no país e com grande acensão nos últimos meses, o beach tennis é uma mistura de tênis com badminton, e embora seja novo por aqui, seu início foi no nordeste da Itália, por volta de 1980. De acordo com a......

      Voltar para Blog

      categorias-noticias