Postado em 25 de Janeiro de 2018 às 22h35

Vamos alongar?

Atividade Física (20)
Nas aulas de educação física, na academia e até mesmo nos jogos de futebol, o alongamento é indispensável para quem pratica atividades físicas. De acordo com o educador físico Felipe Saretta, o alongamento é o distanciamento de contrações do músculo e pode ser utilizado tanto antes de iniciar o exercício, quanto depois.             Dependendo da…

Nas aulas de educação física, na academia e até mesmo nos jogos de futebol, o alongamento é indispensável para quem pratica atividades físicas. De acordo com o educador físico Felipe Saretta, o alongamento é o distanciamento de contrações do músculo e pode ser utilizado tanto antes de iniciar o exercício, quanto depois.

           

Dependendo da variação de tempo em que o músculo é exposto ao estímulo do alongamento, é possível sentir alguns efeitos práticos, como a melhora nos movimentos, sensação de relaxamento e redução da potência e força muscular. Além disso é uma ferramenta que pode ser utilizada por professores de educação física e também por fisioterapeutas.

            Felipe lembra que dependendo da atividade, o alongamento pode ou não ser utilizado.  ?Em exercícios que demandam força ou potência muscular, como Sprints e levantamento de peso, o alongamento prejudicará o desempenho do praticante. Já em exercícios que não utilizam destas valências físicas, como corridas de médias e longas distâncias, o alongamento moderado antes do treino não prejudicará a performance do praticante?, completa.

Graus de dificuldade

            Saretta comenta que existem pessoas mais flexíveis que outras, portanto o grau de dificuldade pode variar conforme a capacidade individual de cada um.  Alguns exercícios de alongamento que podem ser fáceis para uns, podem ser muito complexos para outros.

         Os alongamentos em que as pessoas conseguem se sair melhor, na visão do profissional, são os mais simples, como segurar o pé na parte de trás da coxa e a elevação dos braços.

            É importante lembrar, que mesmo não sendo uma atividade física de alta complexidade, é sempre necessário ter acompanhamento de um profissional para aprender os alongamentos, só depois de aprender a forma correta é que pode fazê-los sozinho.

Veja também

Cross Training: usando o corpo para perder calorias03/04/18 Uma modalidade esportiva que tem chamado atenção nos últimos anos é o Cross Training, um exercício funcional que trabalha a movimentação de todo o corpo e com resultados rápidos. Essa prática iniciou nos anos 2000, com os militares do exército estadunidense que eram convocados para as guerras no Oriente Médio. Como eles eram seu próprio…...
EXERCÍCIOS PÉLVICOS E INCONTINÊNCIA URINÁRIA11/08/21 A perda involuntária da urina, conhecida como incontinência urinária, é um problema comum que afeta mais da metade das mulheres. No entanto, estudos apontam que cerca de 60% delas não comenta sobre o assunto por estigma ou......
Não gosta de praticar atividade física?29/04/22Veja como mudar isso Vamos voltar alguns anos na história da humanidade, quando era necessário caçar para ter o que comer…. Naquela época, o ser humano  precisava se movimentar se quisesse sobreviver, enquanto no século 21, a......

Voltar para Blog

categorias-noticias