Postado em 25 de Janeiro de 2018 às 22h35

      Vamos alongar?

      Atividade Física (21)
      Nas aulas de educação física, na academia e até mesmo nos jogos de futebol, o alongamento é indispensável para quem pratica atividades físicas. De acordo com o educador físico Felipe Saretta, o alongamento é o distanciamento de contrações do músculo e pode ser utilizado tanto antes de iniciar o exercício, quanto depois.             Dependendo da…

      Nas aulas de educação física, na academia e até mesmo nos jogos de futebol, o alongamento é indispensável para quem pratica atividades físicas. De acordo com o educador físico Felipe Saretta, o alongamento é o distanciamento de contrações do músculo e pode ser utilizado tanto antes de iniciar o exercício, quanto depois.

                 

      Dependendo da variação de tempo em que o músculo é exposto ao estímulo do alongamento, é possível sentir alguns efeitos práticos, como a melhora nos movimentos, sensação de relaxamento e redução da potência e força muscular. Além disso é uma ferramenta que pode ser utilizada por professores de educação física e também por fisioterapeutas.

                  Felipe lembra que dependendo da atividade, o alongamento pode ou não ser utilizado.  ?Em exercícios que demandam força ou potência muscular, como Sprints e levantamento de peso, o alongamento prejudicará o desempenho do praticante. Já em exercícios que não utilizam destas valências físicas, como corridas de médias e longas distâncias, o alongamento moderado antes do treino não prejudicará a performance do praticante?, completa.

      Graus de dificuldade

                  Saretta comenta que existem pessoas mais flexíveis que outras, portanto o grau de dificuldade pode variar conforme a capacidade individual de cada um.  Alguns exercícios de alongamento que podem ser fáceis para uns, podem ser muito complexos para outros.

               Os alongamentos em que as pessoas conseguem se sair melhor, na visão do profissional, são os mais simples, como segurar o pé na parte de trás da coxa e a elevação dos braços.

                  É importante lembrar, que mesmo não sendo uma atividade física de alta complexidade, é sempre necessário ter acompanhamento de um profissional para aprender os alongamentos, só depois de aprender a forma correta é que pode fazê-los sozinho.

      Veja também

      Como prevenir a dor nas costas30/01/19 Vários são os motivos que podem originar dor nas costas.  Como cada caso é diferente, é preciso buscar um especialista para obter o diagnóstico correto e o melhor tratamento. "De maneira geral, a lombalgia é um problema postural, cuja causa é uma má posição que fazemos para se abaixar, carregar peso, sentar, deitar. Ela também…...
      POR QUE SENTIMOS CÃIBRA18/07/19 Parado, caminhando ou até mesmo dormindo. Não existe hora ou lugar para sermos acometidos por cãibras. Causadas pela prática de esportes ou por determinadas atividades profissionais, elas podem se tornar mais intensas nos dias frios, em função da musculatura......
      Erros cometidos durante atividades física17/02/22Quatro erros que dificultam o processo do exercício A alta temperatura pode ser uma barreira para os treinos no verão. E ainda, quando não há uma preparação para os exercícios, algumas escolhas podem deixar o processo ainda mais complicado. Listamos alguns erros que as......

      Voltar para Blog

      categorias-noticias