Postado em 07 de Maio de 2018 às 13h42

Vamos dançar?

Atividade Física (15)Bem-Estar (63)
Você gosta de dançar? A dança é uma arte que existe há muitos anos e é também uma forma de se expressar. Além disso, traz muitos benefícios para nosso corpo, já que mexe com todas as partes dele. Ah, e ela pode ser praticada em qualquer idade, por qualquer pessoa.             A educadora física e…

Você gosta de dançar? A dança é uma arte que existe há muitos anos e é também uma forma de se expressar. Além disso, traz muitos benefícios para nosso corpo, já que mexe com todas as partes dele. Ah, e ela pode ser praticada em qualquer idade, por qualquer pessoa.

            A educadora física e professora de dança, Josane Almeida explica que em suas aulas, o estilo livre, como hip hop e danças urbanas, são os mais procurados, principalmente por pais de crianças a partir de cinco anos. Por serem estilos mais agitados e com movimentos expressivos, chamam a atenção dos pequenos.

            Não existe uma quantia mínima nem máxima de horas de dança. Ela pode ser praticada todos os dias, ou quantas vezes achar necessário. Contudo, a professora indica que se trabalhe pelo menos duas vezes por semana o mesmo ritmo.

           Josane fala que ?a dança é a atividade física mais completa que existe?, pois com ela é possível desenvolver habilidades motoras, tais como coordenação, equilíbrio, lateralidade e flexibilidade. ?Ela também trabalha a mente na memorização, ajuda aliviar o estresse e traz autoconfiança?, indica a professora. Além de trazer alegria, bem-estar e facilitar a interação e socialização com outras pessoas.

Dependendo da modalidade praticada, ainda é possível melhorar a flexibilidade do corpo, como no caso do balé, que é um dos ritmos que exige muita elasticidade do corpo para a realização das coreografias. Durante as coreografias é aconselhado trabalhar com os dois lados do corpo, apesar de geralmente se ter mais facilidade com o lado direito. Para conseguir desenvolver os dois lados é necessário concentração.

Outra maneira de ajudar a ter coordenação motora, é a prática de passos que exijam movimento de mais de uma parte do corpo ao mesmo tempo, por exemplo, algum passo em que os braços realizem um movimento, os pés outro movimento e a cabeça um outro movimento diferente. ?Além de melhorar muito a condicionamento físico e o humor de quem dança, essa prática traz melhorias de vida e de saúde para seus praticantes de uma maneira extremamente divertida? finaliza Josane.

Veja também

Benefícios do Pilates para gestantes26/06/18 Muitas mulheres grávidas continuam praticando exercícios físicos durante a gestação. Um exemplo destes exercícios são as populares aulas de Pilates. Essa prática pode trazer muitos benefícios para as futuras mamães e também para o bebê. É claro, sempre com a autorização do obstetra e com a orientação de um profissional. E porque essa prática é…...
Cross Training: usando o corpo para perder calorias03/04/18 Uma modalidade esportiva que tem chamado atenção nos últimos anos é o Cross Training, um exercício funcional que trabalha a movimentação de todo o corpo e com resultados rápidos. Essa prática iniciou nos anos 2000, com os militares do exército estadunidense......
MÁ POSTURA PODE SER A RAZÃO DO ENCURTAMENTO MUSCULAR09/04 Até a forma como você dorme interfere Dificuldade nos movimentos, desvios posturais e desequilíbrios musculares podem ser causados pelo encurtamento muscular, condições que são capazes de afetar tanto a coluna,......

Voltar para Blog

categorias-noticias