Postado em 07 de Maio de 2018 às 13h42

Vamos dançar?

Atividade Física (20)Bem-Estar (70)
Você gosta de dançar? A dança é uma arte que existe há muitos anos e é também uma forma de se expressar. Além disso, traz muitos benefícios para nosso corpo, já que mexe com todas as partes dele. Ah, e ela pode ser praticada em qualquer idade, por qualquer pessoa.             A educadora física e…

Você gosta de dançar? A dança é uma arte que existe há muitos anos e é também uma forma de se expressar. Além disso, traz muitos benefícios para nosso corpo, já que mexe com todas as partes dele. Ah, e ela pode ser praticada em qualquer idade, por qualquer pessoa.

            A educadora física e professora de dança, Josane Almeida explica que em suas aulas, o estilo livre, como hip hop e danças urbanas, são os mais procurados, principalmente por pais de crianças a partir de cinco anos. Por serem estilos mais agitados e com movimentos expressivos, chamam a atenção dos pequenos.

            Não existe uma quantia mínima nem máxima de horas de dança. Ela pode ser praticada todos os dias, ou quantas vezes achar necessário. Contudo, a professora indica que se trabalhe pelo menos duas vezes por semana o mesmo ritmo.

           Josane fala que ?a dança é a atividade física mais completa que existe?, pois com ela é possível desenvolver habilidades motoras, tais como coordenação, equilíbrio, lateralidade e flexibilidade. ?Ela também trabalha a mente na memorização, ajuda aliviar o estresse e traz autoconfiança?, indica a professora. Além de trazer alegria, bem-estar e facilitar a interação e socialização com outras pessoas.

Dependendo da modalidade praticada, ainda é possível melhorar a flexibilidade do corpo, como no caso do balé, que é um dos ritmos que exige muita elasticidade do corpo para a realização das coreografias. Durante as coreografias é aconselhado trabalhar com os dois lados do corpo, apesar de geralmente se ter mais facilidade com o lado direito. Para conseguir desenvolver os dois lados é necessário concentração.

Outra maneira de ajudar a ter coordenação motora, é a prática de passos que exijam movimento de mais de uma parte do corpo ao mesmo tempo, por exemplo, algum passo em que os braços realizem um movimento, os pés outro movimento e a cabeça um outro movimento diferente. ?Além de melhorar muito a condicionamento físico e o humor de quem dança, essa prática traz melhorias de vida e de saúde para seus praticantes de uma maneira extremamente divertida? finaliza Josane.

Veja também

Depressão, é preciso amor para curar15/01/18 Por muito tempo a depressão foi mal vista pela sociedade, tornando a doença grande motivo de paradigmas e tabus. Ainda hoje é possível encontrar pessoas que não aceitam o diagnóstico e resistem aos mecanismos de tratamento e cura. O paciente que apresenta quadros depressivos não deve ser tratado como alguém mentalmente fraco, ou sem capacidade…...
Esgotamento digital: uma nova versão da síndrome de burnout17/12/21 Conhecido como esgotamento profissional, a síndrome de burnout, faz parte da Classificação Internacional de Doenças da Organização Mundial da Saúde (OMS), desde 2019, e agora ganhou uma “nova......
Colchão é tudo igual?17/04/20 A resposta é: Não!  Existem produtos que oferecem diferentes tipos de benefícios e os mesmos devem ser analisados e escolhidos conforme a necessidade de cada indivíduo. A dica primordial na hora de procurar um novo......

Voltar para Blog

categorias-noticias