Postado em 13 de Dezembro de 2017 às 16h48

      Você respira da maneira correta?

      Bem-Estar (77)
      Respirar é uma função involuntária do corpo e que fazemos de forma automática, sem nos darmos conta de que está acontecendo. Mas você sabia que existe uma forma correta para respirar? E que existem exercícios de respiração que podem aliviar as tensões e estresses do dia a dia?         Além disso, quando respiramos…

      Respirar é uma função involuntária do corpo e que fazemos de forma automática, sem nos darmos conta de que está acontecendo. Mas você sabia que existe uma forma correta para respirar? E que existem exercícios de respiração que podem aliviar as tensões e estresses do dia a dia?

              

      Além disso, quando respiramos corretamente, o coração faz menos esforço e nossos músculos cardíacos relaxam. Outro benefício é a maior oxigenação do cérebro e um melhor fluxo sanguíneo.

      Esses exercícios também fazem com que a pessoa sinta-se mais relaxada e causam a ótima sensação de bem-estar.

      Respirando corretamente

                  De acordo com informações do site relaxar.org, a respiração correta é aquela em que inspiramos pelo nariz, enchendo o abdômen de ar, depois a área das costelas e por fim o tórax. Fazendo esse processo de forma reversa na hora de expelir o ar. No início pode parecer complicado, com tempo e treinamento é possível dominar essa prática, até o ponto se tornar automático.

                  Para facilitar as primeiras tentativas, é possível fazer deitado no chão, de barriga para cima com braços e pernas soltos. Feito isso, basta colocar em prática o a técnica anterior. Esse tipo de respiração permite que quase toda a capacidade dos pulmões seja utilizada, diferentemente da forma ?normal? que fazemos todos os dias, que equivale a apenas um terço de uso.

      Outros exercícios

                  Além desse exercício, existem outros que nos ajudam a respirar melhor, entre eles está a diafragmática em shavasana. Para fazer essa técnica, deite sobre uma superfície firme e de forma confortável, com os pés um pouco afastados e deixe os braços soltos ao longo do corpo com as palmas das mãos para cima. Depois deixe o ar entrar e sair pelo nariz de forma suave, apoiando uma de suas mãos sobre o peito,  deixando o mais imóvel possível. Deixe a outra mão descansando abaixo das costelas, na região do baixo abdômen. Feito isto, basta imaginar seu diafragma como uma bexiga, que infla na inspiração e esvazia na expiração.

                  Existe ainda o método Bhramari, onde você senta em uma cadeira, inspira pelas duas narinas e, ao expirar, solta os músculos da boca tentando reproduzir o zumbido de uma abelha.

      E o método Nadi Shodhana, ficando sentado de forma ereta e colocando o dedo médio e o indicador da mão direita no ponto entre as sobrancelhas. Em sequência, expire pelas duas narinas, tampando a narina direita com o polegar e inspirando apenas pela esquerda. Logo em seguida, tampe a esquerda com o dedo anelar e solte o ar pela direita. Depois, inverta a posição dos dedos e complete o ciclo. O indicado é que se façam 12 ciclos.

      Veja também

      Sono dos brasileiros12/03/20 Nos tempos atuais, ter qualidade de sono é algo que ainda muitas pessoas procuram. Devido a rotina acelerada do trabalho, família e vida social, a saúde e bem-estar acabam ficando de lado. Para exemplificar, segundo pesquisa realizada pelo Associação Brasileira do Sono (ABS), mais de 70 milhões de brasileiros sofrem de insônia. Além disso, a unidade de medicina do sono do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo,......
      Recuperando o sono atrasado17/12/19 A rotina de acordar cedo e dormir tarde está presente no dia a dia de muitas pessoas, que acabam descansando poucas horas por noite durante toda a semana, e, no final de semana querem compensar o sono acumulado. A atitude até pode diminuir a sonolência do......
      POR QUE SENTIMOS CÃIBRA18/07/19 Parado, caminhando ou até mesmo dormindo. Não existe hora ou lugar para sermos acometidos por cãibras. Causadas pela prática de esportes ou por determinadas atividades profissionais, elas podem se tornar mais intensas nos dias frios, em função da musculatura......

      Voltar para Blog

      categorias-noticias