Postado em 30 de Agosto de 2021 às 16h14

Exercício físico é remédio?

Atividade Física (20)

Na fase adulta, a correria dos compromissos de trabalho e com a família, fazem com que os exercícios físicos fiquem em segundo plano, no entanto, eles são um remédio barato para saúde física e mental. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) a prática regular de exercícios pode ajudar a controlar, ou até mesmo previnir, doenças cardiovasculares, diabetes e ainda amenizar os sintomas de depressão e ansiedade.

Um dos motivos dos efeitos positivos da atividade física é o combate do sobrepeso, considerando que, este é um fatores de ‘risco’ para o surgimento de algumas comorbidades. No entanto é preciso ver os exercícios muito além do emagrecimento, e sim como um benefício a longo prazo.

A OMS recomenda 300 minutos semanais de atividades físicas para sentir os benefícios, isso contando treinos e movimentos do dia a dia, como uma caminhadinha para o mercado e subir escadas. Ou, em outro caso, 150 minutos de atividade intensa, como corrida, musculação, funcional ou bicicleta, desde que não haja contraindicação médica.

O exercício física, em suas várias práticas, ajuda na força, flexibilidade, sono, energia, equilíbrio e aptidão cardiorrespiratória, que consiste em realizar atividades do cotidiano sem cansar. E os efeitos na saúde mental vão desde o alívio dos sintomas da depressão com treinos aeróbicos, até melhora da memória e concentração. Então sim, o exercício físico é remédio.

Se esse ainda não é um hábito na sua vida, lembre-se de procurar por atividades que lhe agradem, e se a preguiça for maior, dá uma conferida nessas dicas que preparamos para encontrar a motivação e colocar o corpo para ‘jogo’: Xô preguiça: dicas de motivação para realizar atividades físicas.

  • EkoSaúde - Informação que promove saúde, bem-estar e qualidade de vida -

Veja também

Não gosta de praticar atividade física?29/04/22Veja como mudar isso Vamos voltar alguns anos na história da humanidade, quando era necessário caçar para ter o que comer…. Naquela época, o ser humano  precisava se movimentar se quisesse sobreviver, enquanto no século 21, a tecnologia nos faz ficar cada vez mais acomodados.  Mas, como todo mundo já sabe, a atividade física é essencial para uma vida......
Erros cometidos durante atividades física17/02/22Quatro erros que dificultam o processo do exercício A alta temperatura pode ser uma barreira para os treinos no verão. E ainda, quando não há uma preparação para os exercícios, algumas escolhas podem deixar o processo ainda mais complicado. Listamos alguns erros que as......
MÁ POSTURA PODE SER A RAZÃO DO ENCURTAMENTO MUSCULAR09/04/21 Até a forma como você dorme interfere Dificuldade nos movimentos, desvios posturais e desequilíbrios musculares podem ser causados pelo encurtamento muscular, condições que são capazes de afetar tanto a coluna,......

Voltar para Blog

categorias-noticias