Postado em 30 de Agosto de 2021 às 16h14

      Exercício físico é remédio?

      Atividade Física (21)

      Na fase adulta, a correria dos compromissos de trabalho e com a família, fazem com que os exercícios físicos fiquem em segundo plano, no entanto, eles são um remédio barato para saúde física e mental. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) a prática regular de exercícios pode ajudar a controlar, ou até mesmo previnir, doenças cardiovasculares, diabetes e ainda amenizar os sintomas de depressão e ansiedade.

      Um dos motivos dos efeitos positivos da atividade física é o combate do sobrepeso, considerando que, este é um fatores de ‘risco’ para o surgimento de algumas comorbidades. No entanto é preciso ver os exercícios muito além do emagrecimento, e sim como um benefício a longo prazo.

      A OMS recomenda 300 minutos semanais de atividades físicas para sentir os benefícios, isso contando treinos e movimentos do dia a dia, como uma caminhadinha para o mercado e subir escadas. Ou, em outro caso, 150 minutos de atividade intensa, como corrida, musculação, funcional ou bicicleta, desde que não haja contraindicação médica.

      O exercício física, em suas várias práticas, ajuda na força, flexibilidade, sono, energia, equilíbrio e aptidão cardiorrespiratória, que consiste em realizar atividades do cotidiano sem cansar. E os efeitos na saúde mental vão desde o alívio dos sintomas da depressão com treinos aeróbicos, até melhora da memória e concentração. Então sim, o exercício físico é remédio.

      Se esse ainda não é um hábito na sua vida, lembre-se de procurar por atividades que lhe agradem, e se a preguiça for maior, dá uma conferida nessas dicas que preparamos para encontrar a motivação e colocar o corpo para ‘jogo’: Xô preguiça: dicas de motivação para realizar atividades físicas.

      • EkoSaúde - Informação que promove saúde, bem-estar e qualidade de vida -

      Veja também

      POR QUE SENTIMOS CÃIBRA18/07/19 Parado, caminhando ou até mesmo dormindo. Não existe hora ou lugar para sermos acometidos por cãibras. Causadas pela prática de esportes ou por determinadas atividades profissionais, elas podem se tornar mais intensas nos dias frios, em função da musculatura permanecer mais tensa e contraída. Essa contração dos músculos chega sem aviso e pela sensação de…...
      Não deixe o frio te dominar Movimente-se!31/07/19 Por Dr. Joaquim Reichmann, médico ortopedista e traumatologista O hábito regular de exercícios aumenta a resistência e ajuda a prevenir e aliviar dores nos ossos e nas articulações causadas pela compressão vascular (diminuição do fluxo de sangue nos vasos do......
      Conhece a técnica de RPG?22/08/22 Saiba o que é e para que serve Há 40 anos o fisioterapeuta francês, Philippe Souchard, inventou um método para prevenção e tratamento de problemas osteomusculares através de técnicas de fisioterapia,......

      Voltar para Blog

      categorias-noticias