Postado em 30 de Agosto às 16h14

Exercício físico é remédio?

Atividade Física (15)

Na fase adulta, a correria dos compromissos de trabalho e com a família, fazem com que os exercícios físicos fiquem em segundo plano, no entanto, eles são um remédio barato para saúde física e mental. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) a prática regular de exercícios pode ajudar a controlar, ou até mesmo previnir, doenças cardiovasculares, diabetes e ainda amenizar os sintomas de depressão e ansiedade.

Um dos motivos dos efeitos positivos da atividade física é o combate do sobrepeso, considerando que, este é um fatores de ‘risco’ para o surgimento de algumas comorbidades. No entanto é preciso ver os exercícios muito além do emagrecimento, e sim como um benefício a longo prazo.

A OMS recomenda 300 minutos semanais de atividades físicas para sentir os benefícios, isso contando treinos e movimentos do dia a dia, como uma caminhadinha para o mercado e subir escadas. Ou, em outro caso, 150 minutos de atividade intensa, como corrida, musculação, funcional ou bicicleta, desde que não haja contraindicação médica.

O exercício física, em suas várias práticas, ajuda na força, flexibilidade, sono, energia, equilíbrio e aptidão cardiorrespiratória, que consiste em realizar atividades do cotidiano sem cansar. E os efeitos na saúde mental vão desde o alívio dos sintomas da depressão com treinos aeróbicos, até melhora da memória e concentração. Então sim, o exercício físico é remédio.

Se esse ainda não é um hábito na sua vida, lembre-se de procurar por atividades que lhe agradem, e se a preguiça for maior, dá uma conferida nessas dicas que preparamos para encontrar a motivação e colocar o corpo para ‘jogo’: Xô preguiça: dicas de motivação para realizar atividades físicas.

  • EkoSaúde - Informação que promove saúde, bem-estar e qualidade de vida -

Veja também

Exercícios físicos durante gravidez? Pode sim!12/05/17 A gravidez é um momento único na vida de uma mulher! Momento que reflete mudanças e transformações marcantes. O corpo passa por diversas fases e o cuidado com a saúde é fundamental para ter uma gestação tranquila e garantir a saúde do bebê. Os exercícios físicos são ótimos durante a gestação. O professor de Educação…...
Vamos dançar?07/05/18 Você gosta de dançar? A dança é uma arte que existe há muitos anos e é também uma forma de se expressar. Além disso, traz muitos benefícios para nosso corpo, já que mexe com todas as partes dele. Ah, e ela pode ser praticada em qualquer idade, por qualquer......
EXERCÍCIOS PÉLVICOS E INCONTINÊNCIA URINÁRIA11/08 A perda involuntária da urina, conhecida como incontinência urinária, é um problema comum que afeta mais da metade das mulheres. No entanto, estudos apontam que cerca de 60% delas não comenta sobre o assunto por estigma ou......

Voltar para Blog

categorias-noticias