Postado em 04 de Outubro às 14h54

Postado em 04 de Outubro às 14h56

Bem-Estar (77)Saúde (95)

Ter uma noite de sono reparadora é fundamental para o funcionamento equilibrado do nosso organismo, o que afeta diretamente a qualidade de vida. Um desses impactos é o risco de desenvolver diferentes tipos de câncer.

Essa relação já foi comprovada por inúmeros estudos científicos, a citar uma análise feita pela American Câncer Society, em 2019, que chegou à seguinte conclusão: pessoas que dormem menos de 7 horas por noite têm um risco aumentado de desenvolver câncer de mama e próstata. O estudo observou que a falta de um sono de qualidade influencia o sistema imunológico e a regulação hormonal, ambos fatores importantes no desenvolvimento desses tipos de tumor. Nesse mesmo sentido, uma publicação do Journal of Sleep Research, de 2020, traz estudos capazes de comprovar o aumento do risco de 30 a 50% para alguns tipos de câncer, como mama e cólon, em indivíduos com sono não reparador.

A ligação entre dormir bem e o câncer não para na prevenção: indivíduos que enfrentam a doença têm a qualidade do seu sono gravemente reduzida, pois enfrentam:
Dores e desconfortos;
Estresse, ansiedade e depressão;
Problemas gastrointestinais e urinários;
Infecções e febre;
Ondas de calor e suores noturnos;
Outros efeitos colaterais advindos da doença ou dos medicamentos.

Esses fatores geram maior dificuldade de encontrar conforto ao dormir. Por essa razão, é tão importante, tanto para a prevenção, quanto para o tratamento, que tenhamos hábitos de higiene do sono adequados.

Como fazer a correta higiene do sono?
Procure estabelecer um horário adequado para dormir;
Prefira manter o quarto com pouca iluminação;
Evite comidas e bebidas estimulantes, como café e refrigerantes, antes de dormir;
Pratique exercícios físicos;
Evite telas ao menos uma hora antes de deitar;
Escolha colchão e travesseiro com preocupações ergonômicas e de qualidade.

Previna-se, diga sim à vida!

Veja também

AIDS: diga sim à prevenção01/12/17 No dia 01 de dezembro é comemorado o Dia Mundial de Combate a Aids. Apesar de muitos avanços no tratamento e campanhas para combate e prevenção da doença, o aumento no número de casos é motivo de preocupação. O Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis, do HIV/Aids e das Hepatites Virais,…...
Pele ressecada no inverno? Saiba como prevenir!13/08 Com a queda das temperaturas, a nossa pele tende a sofrer maior ressecamento, não é mesmo? Isso acontece, porque, quando exposta ao frio, a camada externa das células da pele encolhem, além de se reduzir a produção de colágeno de oleosidade natural dos......

Voltar para Blog

categorias-noticias